Programa Turismo Comunitário

Mergulhe no coração da vida local participando num projeto de turismo solidário!

Queremos que a sua viagem beneficie a população local, alavancando o desenvolvimento da comunidade e respondendo às questões locais. É esse o espírito do carácter solidário da Montour Cap Vert!

Envolva-se na comunidade que o acolhe, dando apoio a necessidades específicas identificadas pelas nossas equipas locais.

Como funciona?

O princípio é simples: você lidera um projeto ao lado dos seus anfitriões por alguns dias, de acordo com a sua disponibilidade. Será sempre apoiado e acompanhado por uma agência local com experiência no terreno. As famílias que recebem os nossos viajantes serão beneficiadas com uma renda adicional, num ciclo justo de uma família para outra (todas sendo treinadas para receber as pessoas de acordo com as regras de higiene e hospitalidade). O papel dos viajantes será de elevada importância para garantir a continuidade destes projetos, sabendo que a sua estadia financia as ações realizadas no terreno ao longo do ano.

Para quem é?

Qualquer que seja a sua idade, todos são capazes de oferecer apoio, energia e bom humor; essencial para se divertir e dar um significado diferente às suas férias! As nossas ações são acessíveis a todos, sem a necessidade de possuir uma habilidade particular. Exigem simplesmente uma grande abertura, de mente e de coração, e uma vontade de partilhar o bom humor e experiências enriquecedoras!

As vantagens?

Criação de empregos locais dentro da comunidade, para o acompanhar na sua viagem. É a oportunidade ideal para estabelecer laços privilegiados com os habitantes locais, para promover o seu know-how, envolvendo todas as partes numa abordagem de turismo sustentável!

Onde?

Viva o ritmo da vida local em Lagoa, aldeia localizada no planalto leste da ilha de Santo Antão. Esta pequena aldeia está dependente praticamente das chuvas para o seu desenvolvimento. Considerando que em Cabo Verde chove apenas uma vez por ano, a comunidade de Lagoa, composta por agricultores e criadores de gado, passam por diversas dificuldades. Em Lagoa, poderá fazer a diferença na vida das famílias e das crianças que frequentam as escolas, através da ações solidárias, como por exemplo na pintura decorativa das fachadas das escolas. Para cada grupo que chegar à aldeia, uma nova fachada será pintada juntamente com as nossas equipas locais.

Porquê?

A ideia de começar o nosso projeto de turismo solidário surgiu no sentido de contribuir para o desenvolvimento dessa, e de várias outras comunidades. O projeto tem como objetivo atrair turistas para essa comunidade através de ações sociais, que consistem na pinturas das escolas, criação de um espaço verde nas escolas, ações educacionais e de consciencialização ambiental, para transformar essa comunidade numa comunidade mais tranquila, limpa e bonita.

A nossa equipa local abre as portas para a sua vida diária e para a sua cultura. Em casa, partilha as refeições com os seus anfitriões, enquanto prova as especialidades locais e, em particular, deliciando-se com pratos típicos dessa comunidade, queijo fabricado pelos habitantes de Lagoa e, claro, um pequeno grogue ou ponches produzidos na nossa querida ilha.

Junta-se à Montour Cap Vert, desfrute de uma estadia significativa e contribua para o bem-estar de uma comunidade amável que necessita do seu apoio!

Pré-marcação do Programa