Turista ou visitante: eis a questão!

O que realmente significa experienciar um lugar novo

De entre as suas viagens em diferentes destinos, decerto já se reparou ou vivenciou episódios de intolerância ou desrespeito para com as comunidades locais, certo?

Na Montour Cap Vert, consideramos importante adotar um conceito de respeito, tolerância e empatia.

Seja um turista ou um visitante, é fundamental o respeito pela cultura local, evitando as imposições do estilo de vida a que está habituado no seu lugar de origem.

Na sua definição literal, são considerados turistas indivíduos ou grupos de indivíduos que se deslocam do seu lugar de origem com o intuito de realizar uma viagem a um destino diferente. Com uma estadia com duração superior a 24h, em que o turista usufrui das infra-estruturas do local, sem fixar residência, aproveitando para realizar atividades de lazer, desportivas, culturais, entre outras.

Por outro lado, é considerado como visitante uma pessoa que se desloca temporariamente para fora da sua área, passando por um lugar sem intenção de permanecer no mesmo.

Tal como as próprias definições afirmam, um turista e um visitante estão de passagem, apenas observando e interiorizando o estilo de vida do destino escolhido.

A tolerância pelo próximo, pelos hábitos diferentes, pelas perspetivas distintas, é essencial quando se está a visitar um país com uma cultura diferente.

Cabo Verde tem uma magia própria, e cada ilha tem uma personalidade única; o mesmo se aplica a Santo Antão. É preciso homenagear a amabilidade do povo, a preservação da natureza, e a resiliência da sua história.

Convidamos a que, quando se juntar a nós, adote uma postura de observador empático, visualizando os hábitos, respeitando os costumes, e sentindo a população local, evitando ao máximo uma imposição de superioridade europeia.

Contamos consigo?